sexta-feira, 25 de abril de 2008

Defendendo o princípio que toda criança têm direito de apropriar-se de sua cultura em especial, a linguagem verbal, que se expressa em dois domínios, que se relacionam: O oral e o escrito, ambos regidos por normas próprias, construídas nas diferentes práticas sociais de comunicação entre os homens, na expressão de sua idéias e imaginação, a leitura é a Descoberta do Mundo, nos remete a necessidades básicas de leitura de mundo e de palavras, sendo para nós um desafio demonstrar caminhos e possibilidades de ampliação de leitura que vai além dos muros da escola.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Criar uma leitura viva, conectada com a realidade das crianças e do mundo infantil, transformando o ato de ler em uma relação estreita com o mundo, consigo mesma e com os outros modos da cultura escrita, pois a leitura faz parte de um processo contínuo de aprendizado. Sendo necessário inserir a criança desde cedo no contexto literário para que de maneira prazerosa ele venha a adquirir, intimidade com o texto, e consiga estabelecer um diálogo entre o que ouve ou com o que lê, assim as atividades com práticas de leitura vão sendo introduzidas diariamente na vida das crianças para que ele desenvolva gosto pela leitura, e mais tarde, faça uso de textos verbais com maior autonomia.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

A instituição de Educação Infantil deve ser acessível a todas às crianças que a freqüentam com elementos da cultura que enriqueçam seu desenvolvimento e sua inserção social, buscando formas de intervenção, compreensão, ação e uma política educacional que considera homens e mulheres, adultos e crianças sujeitos de cultura.

domingo, 20 de abril de 2008

A criança elabora seu próprio conhecimento e vai transformando-o em sua relação com o meio, objetos e pessoas, através das vivências e estímulos de forma ativa e contínua. Assim vão se desenvolvendo suas estruturas de inteligência, através da percepção, da construção de hipóteses e das descobertas. Portanto, quanto maiores forem os estímulos, as interações sociais, as trocas e os confortos, maiores chances de que o desenvolvimento infantil aconteça de forma significativa, progressiva e rumo à autonomia, segurança, elevação da auto-estima e cooperação.

Filme: Escola da Vida (Eu recomendo), é uma lição de vida!!!

  • Sinopse: Há um novo professor na cidade e ele está fazendo um verdadeiro furacão na Fallbrook Middle School. Ele é atraente. Ele é legal. Ele é informal. Os alunos amam o sr. D (Ryan Reynolds). Os professores o admiram... exceto Matt Warner (David Paymer), o ansioso professor de biologia que sonha em ganhar o prêmio de Professor do Ano.

Você considera a Educação Infantil necessária para a formação da criança?

Powered By Blogger